ALAGOAS – “Sisu 2024 abre inscrições com mais de 7 mil vagas em instituições públicas de Alagoas, confira as novidades deste ano”

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (22), ofertando mais de 7 mil vagas em instituições públicas de Alagoas. As vagas estão distribuídas entre quatro instituições: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal).

A inscrição para o Sisu 2024 é gratuita e pode ser realizada por todos os alunos que participaram do Enem 2023 (exceto na condição de “treineiro”) e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os interessados devem acessar o site do Sisu, selecionar o curso desejado e têm a possibilidade de escolher até duas opções de curso, podendo alterá-las durante o período de solicitação do Sisu.

Uma novidade do Sisu 2024 é a edição única do sistema, o que significa que não haverá outro processo seletivo no meio do ano. Além disso, a Lei de Cotas foi atualizada, permitindo que os cotistas também concorram às vagas da ampla concorrência, sendo destinadas as específicas para as cotas apenas quando as vagas da ampla concorrência forem preenchidas.

Outra alteração é a cota social, que agora possui um valor mínimo de renda per capita de um salário mínimo, anteriormente era de 1,5 salário mínimo per capita.

O cronograma do Sisu 2024 prevê as inscrições para o período de 22 a 25 de janeiro, com os resultados da primeira chamada programados para o dia 30 de janeiro. As matrículas poderão ser realizadas entre os dias 1 e 7 de fevereiro, e os candidatos interessados na lista de espera podem manifestar seu interesse entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, com os resultados das listas de espera a critério de cada universidade.

Os candidatos que desejam concorrer a uma vaga no ensino superior público em Alagoas devem ficar atentos aos prazos e exigências do Sisu 2024, visando garantir a sua participação no processo seletivo e a oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino de qualidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo