ALAGOAS – Sesau retoma cirurgias do Programa Estadual de Cardiopediatria no Hospital Maceió nesta quinta-feira, garantindo assistência a crianças cardiopatas.

Nesta quinta-feira, dia 07 de março de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) retomou as cirurgias do Programa Estadual de Cardiopediatria, conhecido como Coraçãozinho. O primeiro procedimento ocorreu no Hospital Maceió, localizado no bairro da Serraria, às 15h30. Essa retomada representa um importante avanço no atendimento às crianças cardiopatas em Alagoas.

O Programa Estadual de Cardiopediatria foi criado em 2015 e funcionava no Hospital do Coração de Alagoas, que agora é gerido pela Prefeitura de Maceió. Para garantir que o serviço não fosse interrompido, o Governo do Estado firmou um convênio com o Hospital Maceió, em parceria com a Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas (Cordial), instituição sem fins lucrativos responsável por gerir a Casa do Coraçãozinho.

Além de realizar os procedimentos cirúrgicos, o Programa Estadual de Cardiopediatria também garante o acompanhamento dos bebês cardiopatas, inclusive quando é necessário realizar o procedimento em outras unidades de saúde fora de Alagoas. Para esses casos, a transferência é garantida pela Central Nacional de Alta Regulação (CNRAC), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do Programa Estadual de Cardiopediatria como uma prioridade para o Governo do Estado. Ele destacou que mais de 800 pacientes já foram beneficiados com procedimentos cirúrgicos nos últimos nove anos e que a assistência continuará sendo oferecida sem interrupções.

Miranda enfatizou o compromisso do governo em garantir o custeio do programa e ampliar os serviços oferecidos. Ele tranquilizou os familiares das crianças cardiopatas, destacando que o Estado continuará trabalhando com determinação e foco em salvar vidas. A retomada das cirurgias representa um passo importante para a saúde das crianças cardiopatas em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo