ALAGOAS – “Sesau realiza treinamento para médicos e enfermeiros sobre prevenção e tratamento do pé diabético em 46 municípios”

Nesta terça-feira, dia 19 de dezembro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma importante capacitação para profissionais da Atenção Primária. O treinamento teve como foco a prevenção e o tratamento do pé diabético e contou com a participação de 89 médicos e enfermeiros dos 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde.

O evento ocorreu no auditório do Fórum Judiciário de Palmeiras dos Índios e teve como objetivo capacitar os profissionais para evitar que a população com diabetes desenvolva o pé diabético, bem como potencializar o tratamento daqueles que já sofrem com o problema, de forma a evitar a amputação do pé.

A supervisora de Condições Específicas da Sesau, Gláucia Torres, destacou a importância do treinamento, ressaltando que o pé diabético é uma complicação comum em pacientes com diabetes, causada por alterações decorrentes da dificuldade na circulação sanguínea. Ela enfatizou que ferimentos que não cicatrizam podem levar a infecções e, se não forem tratados adequadamente, podem resultar na amputação de um ou mais dedos ou até mesmo do pé inteiro.

O médico José Cícero da Silva, de Palmeira dos Índios, também enfatizou a relevância da capacitação, pois apontou estratégias tanto para prevenir o pé diabético quanto para tratar eficazmente o problema quando já instalado. Ele ressaltou a importância do foco na prevenção, visto que muitas pessoas com diabetes não adotam medidas de controle adequadas ou nem mesmo sabem que são afetadas pelo problema.

A ação promovida pela Sesau contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com diabetes e reforça a importância da capacitação e atualização dos profissionais da saúde, visando oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado para a população. Este tipo de iniciativa é fundamental para reduzir as complicações relacionadas ao diabetes e promover a saúde e o bem-estar daqueles que convivem com essa condição.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo