ALAGOAS – Sesau promove ações educativas para a saúde vocal dos professores em Alagoas durante todo o mês de abril.

Na última terça-feira, dia 16 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciou uma série de ações educativas voltadas para a saúde vocal dos professores do Estado de Alagoas. A programação, que teve início no município de Pilar, irá ocorrer até o dia 30 deste mês nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

O Cerest Estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é reconhecido nacionalmente pela atenção dedicada à voz dos professores, conforme estabelecido na Lei Estadual 7.241/11, que criou o Programa ‘Voz que Ensina’. Através deste programa, são realizadas ações preventivas para evitar os Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT) e também para identificar e encaminhar casos de alterações vocais para tratamento adequado.

Os Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho, também conhecidos como disfonia, podem ocorrer devido ao uso da voz durante a atividade profissional, impactando a atuação e comunicação do trabalhador. Entre todas as profissões, os professores são considerados os mais propensos a apresentar sinais e sintomas vocais. A fonoaudióloga do Cerest Estadual, Rayne Melo, destacou a importância da Lei Estadual 7.241/11 e do Programa ‘Voz que Ensina’ para a prevenção, identificação e tratamento de disfonias entre os educadores da Rede Estadual de Ensino.

A programação das ações educativas inclui visitas a diferentes municípios, com atividades programadas em Pilar, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Craíbas e encerramento em Maceió no dia 30 de abril. Essas ações visam promover a conscientização sobre a importância da saúde vocal dos professores e a prevenção de possíveis problemas relacionados ao uso da voz no ambiente de trabalho.

Dessa forma, o Sesau, por meio do Cerest Estadual, reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar dos profissionais da educação, buscando garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os professores do Estado de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo