ALAGOAS – Sesau capacita técnicos da Clínica da Família do Benedito Bentes no combate ao tabagismo para reduzir mortes evitáveis.

No dia 27 de fevereiro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma importante capacitação para os técnicos da Clínica da Família do Benedito Bentes, em Maceió. O tema abordado foi o combate ao tabagismo, em que os profissionais da saúde receberam informações detalhadas sobre o processo de implementação de um Núcleo de Atenção ao Fumante na unidade.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a assistente social Eunice Canuto, destacou a importância da capacitação para que as equipes estejam preparadas para iniciar o atendimento dos pacientes que desejam parar de fumar. Segundo ela, a iniciativa partiu da gerência da clínica, que manifestou interesse em implantar o Núcleo de Atenção ao Fumante, e a capacitação foi uma das etapas para tornar esse projeto realidade.

Durante a capacitação, os técnicos foram instruídos sobre o programa de combate ao tabagismo e como será o atendimento aos fumantes. Também foi abordado o trabalho de prevenção para evitar que jovens e adolescentes se tornem fumantes. Além disso, está previsto um encontro entre as equipes da Clínica da Família do Benedito Bentes e do II Centro de Saúde de Maceió, visando uma troca de experiências sobre o tema entre os profissionais.

A coordenadora ressaltou a importância da ampliação dos Núcleos de Atenção ao Fumante como forma de reduzir a quantidade de tabagistas em Alagoas, considerando o tabagismo como a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, o uso do tabaco é responsável por um grande número de mortes por câncer, doenças respiratórias e cardíacas.

Atualmente, Alagoas conta com 17 Núcleos de Atenção ao Fumante mantidos pelo SUS, distribuídos em diferentes municípios do estado. Essas unidades, inseridas no Programa Nacional de Combate ao Tabagismo do Ministério da Saúde, oferecem tratamento e suporte necessário para os tabagistas que desejam parar de fumar.

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância desses Núcleos de Atenção ao Fumante para salvar vidas e ajudar as pessoas a se libertarem do vício do tabagismo, proporcionando uma nova chance de vida para aqueles que conseguem abandonar o cigarro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo