ALAGOAS – Secretaria de Saúde e governo federal negociam recursos para a rede estadual visando aprimorar a assistência médica em Alagoas.

Secretaria de Saúde e governo federal discutem recursos para a rede estadual

Na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, participou de uma reunião em Brasília com representantes do Ministério da Saúde para discutir investimentos financeiros na rede estadual de saúde. O encontro teve como objetivo ampliar os recursos para a rede de saúde, com foco em temas prioritários como a reorganização da Rede de Urgência e Emergência, o Programa Salva Mais, o escritório de Habilitações para Alta Complexidade e a Campanha contra a Dengue.

A reunião, que aconteceu na sede do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONNAS), também abordou questões relacionadas aos recursos humanos da saúde e a relação entre municípios, Estados e Ministério da Saúde na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, Gustavo Pontes de Miranda destacou as boas notícias relacionadas à habilitação dos serviços de Alta Complexidade, que resultarão em um incremento nas receitas, permitindo melhorias na assistência e investimentos nos serviços de saúde. Além disso, o secretário mencionou o apoio para a reformulação do Samu, uma prioridade do governo estadual.

Por sua vez, Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especial em Saúde do MS, ressaltou o crescimento da Rede Estadual de Saúde de Alagoas e o papel importante na alta complexidade, urgência e emergência, nas linhas de cuidado prioritárias, na assistência pré-hospitalar e na regulação.

Além disso, Magalhães informou que o Estado deve receber outras habilitações ao longo do ano de 2024, com um foco especial na alta complexidade. Ele também mencionou a criação de um mecanismo bilateral de comunicação para facilitar essas habilitações, garantindo recursos necessários para o tamanho e sofisticação da Rede Estadual de Saúde.

Também presente na reunião, o secretário Executivo de Regulação e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Igor Montteiro, destacou o Programa Salva Mais, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), ampliando a capacidade de resolução e garantindo um crescimento significativo na qualidade da assistência à saúde.

Em resumo, a reunião entre a Secretaria de Saúde e o governo federal representou um importante avanço na busca por recursos para a rede estadual de saúde, resultando em potenciais benefícios para a população de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo