Alagoas se destaca nas vendas do varejo em dezembro, com alta de 3,5%, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (7), Alagoas se destacou no cenário do varejo em dezembro, com um crescimento de 3,5% nas vendas em comparação com o mês de novembro. Este resultado coloca o estado como o de maior crescimento do país nesse período. Os estados do Amapá e Goiás também tiveram desempenho positivo, com altas de 3,1% e 3,0%, respectivamente. Entretanto, a situação foi oposta para alguns estados como Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná, que apresentaram recuos de 14,3%, 2,9% e 1,8% nas vendas do varejo, respectivamente.

No contexto da comparação entre dezembro de 2023 e o mesmo período de 2022, as vendas do varejo de Alagoas registram um crescimento de 4,7%. No acumulado do último ano, esse índice foi de 3,4%. No âmbito nacional, as vendas do varejo apresentaram uma queda de 1,3% em dezembro, mas fecharam o ano com um crescimento acumulado de 1,7%.

Além das vendas no varejo, a PMC também observou o comércio varejista ampliado, que engloba segmentos como “veículos, motos, partes e peças”, “material de construção” e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”. Nesse contexto, Alagoas também se destacou, apresentando um crescimento de 2,7% em comparação com novembro. Este resultado coloca o estado como o de maior crescimento do país no comércio varejista ampliado no mês de dezembro. O acumulado do ano para esse setor em Alagoas foi de 2,4%. Por outro lado, 20 das 27 unidades da federação tiveram variação negativa no comércio varejista ampliado.

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) tem como objetivo acompanhar a evolução do comércio varejista e comércio varejista ampliado, produzindo resultados mensais sobre a variação do volume e receita nominal de vendas. Os resultados da pesquisa podem ser acessados no site do IBGE, por meio do link: [aqui incluir links para o site do IBGE].

Esses dados apontam para um cenário positivo no comércio varejista e varejista ampliado de Alagoas, contribuindo para o fortalecimento da economia do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo