ALAGOAS – Samu promove capacitação sobre manipulação de alimentos para servidores do Serviço de Nutrição, visando a segurança alimentar e a qualidade dos serviços.

No dia 19 de março de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu uma importante capacitação sobre a manipulação de alimentos para os servidores do Serviço de Nutrição. O objetivo desta iniciativa foi atualizar e capacitar os funcionários que lidam diariamente com os alimentos, os quais são servidos aos profissionais que estão de plantão e aos que trabalham nos dois turnos.

Durante a palestra, ministrada pelo Ascom Samu, foram abordados temas como normas e condutas do copeiro, microrganismos patogênicos na alimentação e manipulação adequada de alimentos. Foi ressaltada a importância de cuidar do ambiente onde os alimentos são manipulados, bem como da qualidade da água utilizada.

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a relevância da palestra para garantir uma alimentação adequada aos profissionais, ressaltando que a saúde começa pela ingestão de alimentos. Além disso, a enfermeira Juliana Nunes, coordenadora administrativa do Samu Maceió, enfatizou a importância da higienização adequada e do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante a manipulação de alimentos.

A nutricionista do Samu, Amanda Adelino Freitas Dâmaso, abordou condutas importantes a serem adotadas pelos servidores, como cuidados com a higienização pessoal e o uso correto dos EPIs. Foram discutidos também os principais veículos de contaminação dos alimentos, como equipamentos de uso diário, ambiente não higienizado de forma adequada, água de abastecimento e pragas como moscas e baratas.

A palestra também tratou sobre os tipos de doenças transmitidas por alimentos e a importância de manter a qualidade e higienização dos alimentos. Os participantes ressaltaram a importância do treinamento, mesmo já tendo realizado diversos cursos sobre o tema, destacando a relevância da capacitação contínua para garantir a saúde e bem-estar de todos os envolvidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo