ALAGOAS – “Rede estadual volta às aulas com fortalecimento do Cartão Escola 10 e novidades para os estudantes”

A rede estadual de ensino está se preparando para o retorno às aulas nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2024. A expectativa é grande, já que o ano letivo pós-carnaval traz consigo muitas novidades para os mais de 156 mil estudantes matriculados nas escolas para 2024. O tema central do ano letivo será “Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com a equidade”, com foco no fortalecimento do Cartão Escola 10, protagonismo juvenil e oferta da Educação Profissional.

Uma das principais novidades para este ano é o fortalecimento do Cartão Escola 10, que entra em 2024 ainda mais robusto. Além do benefício estadual, os estudantes da rede estadual de Alagoas contarão também com o incentivo do programa Pé de Meia do Governo Federal, que contemplará alunos do ensino médio público brasileiro com até R$ 3000/ano até a conclusão dos estudos. Somados os valores dos dois programas, o estudante da rede estadual poderá receber benefícios de até R$ 4.500/ano.

Outra novidade é a oferta inédita de um intercâmbio internacional por meio do Programa “Daqui pro Mundo”. Pela primeira vez, 50 estudantes da rede estadual participarão de um intercâmbio na Inglaterra, onde poderão fazer uma imersão em língua inglesa e conhecer uma cultura diferente. Tudo isso será bancado pelo Governo de Alagoas, que arcará com todos os custos da viagem.

Além disso, a rede estadual de ensino contará com uma oferta de mais de 16 mil vagas em cursos de Educação Profissional para turmas de ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Sistema S e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google).

Com um total de mais de 156 mil estudantes matriculados para o ano letivo 2024, a rede estadual de ensino tem um aumento significativo de estudantes no ensino médio integral, com um crescimento de 28% em comparação com o ano anterior. Para este ano, o ensino integral contará com mais dez escolas, totalizando 126 unidades de ensino nessa modalidade.

Outros programas da Educação de Alagoas também terão continuidade e serão fortalecidos, como o Professor Mentor, Vem que dá Tempo e Foca no Enem, que virão com mais força este ano. A expectativa é de que o ano letivo de 2024 seja marcado pela integração entre a escola, o território e o entorno, oferecendo oportunidades e benefícios significativos para os estudantes da rede estadual de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo