ALAGOAS – Rede estadual de Alagoas se destaca com expansão do ensino integral, acima da média nacional no Censo Escolar 2023

A expansão do ensino integral na rede estadual de Alagoas nos últimos nove anos tem gerado resultados positivos, colocando o estado acima da média nacional. De acordo com dados divulgados no Censo Escolar de 2023, Alagoas se destaca como o nono melhor estado no ensino médio, com 24,5% das matrículas nessa modalidade, e o sexto melhor no ensino fundamental, com 20,4% das matrículas. Esses números superam a média nacional, que é de 21,9% no ensino médio e 17,5% no fundamental.

A oferta de ensino integral na rede estadual também tem crescido ao longo dos anos. Em 2015, o percentual de matrículas de tempo integral no ensino médio era de apenas 1,8%, enquanto em 2023 esse número subiu para 25,9%, representando um aumento significativo de vinte e quatro pontos percentuais.

Dados preliminares da Secretaria de Estado da Educação apontam que, até fevereiro de 2024, mais de 36 mil estudantes estão matriculados na modalidade de ensino integral, sendo a maioria no ensino médio. Esses números representam um aumento de mais de 8 mil estudantes em comparação com o ano anterior.

Atualmente, 126 escolas na rede estadual oferecem o ensino integral, um modelo que vem se expandindo desde 2015. Além disso, Alagoas se destacou em âmbito nacional em 2023, ficando em segundo lugar entre os estados brasileiros com maior adesão ao Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal, empatando com a Bahia na segunda posição.

Com a nova Lei Delegada, o ensino integral foi fortalecido em Alagoas, com a criação de gerências voltadas especificamente para essa modalidade dentro da estrutura da Seduc. O estado também conta com cursos de educação profissional nas unidades de ensino médio integral, visando ampliar ainda mais as oportunidades para os estudantes.

Esses resultados refletem o compromisso do governo estadual com a política de ensino integral e demonstram os benefícios que essa modalidade de ensino traz para a educação em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo