ALAGOAS – Recuperação surpreendente: bebê submetido a cirurgia respiratória pelo Projeto Respirar apresenta excelente evolução pós-operatória.

No dia 28 de fevereiro de 2024, uma notícia de esperança e superação tomou conta dos noticiários de saúde. Um bebê, de apenas dois meses de idade, que passou por uma cirurgia respiratória através do Projeto Respirar, está tendo uma recuperação surpreendente. A pequena Lívia Emanuelly Silva, que nasceu com paralisia de prega vocal, passou por um procedimento de lateralização no Hospital da Mulher, em Maceió, e desde então vem apresentando uma ótima resposta ao tratamento.

O Projeto Respirar, idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria da Primeira Infância (Cria), tem como objetivo beneficiar crianças que necessitam de diagnóstico e tratamento por obstruções nas vias respiratórias. A cirurgia realizada em Lívia foi um sucesso e, segundo o cirurgião torácico Wander Mattos Cardoso, a bebê já está evoluindo satisfatoriamente. A pneumopediatra Ana Claudia Dowsley, que acompanha o caso, comemorou o fato de Lívia não apresentar mais o barulho ao respirar, que era causado pela paralisia de prega vocal.

Além da cirurgia, Lívia está recebendo acompanhamento multidisciplinar pelo Projeto Respirar e contando com o auxílio de equipamentos modernos, como o Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF), que facilitam sua recuperação. A avó da criança, Sandra da Silva, expressou sua felicidade e alívio com a recuperação de sua neta, afirmando que a cirurgia foi um sucesso graças à atenção da equipe médica.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas e do Projeto Respirar para garantir a saúde das crianças alagoanas. Segundo ele, iniciativas como essa são fundamentais para proporcionar um tratamento humanizado e com suporte necessário para todos os pacientes. Vale ressaltar que as crianças que se enquadram no perfil indicado podem ter acesso ao Projeto Respirar através do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg) ou dos hospitais mantidos pelo Governo de Alagoas.

A história de superação de Lívia Emanuelly Silva é um exemplo de como a atuação de projetos como o Respirar pode fazer a diferença na vida das crianças e suas famílias, garantindo um futuro mais saudável e promissor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo