ALAGOAS – Programa Remédio em Casa: 8 mil alagoanos atendidos por mês, facilitando acesso a medicamentos pelo SUS.

O Programa Remédio em Casa, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem se mostrado um importante aliado para a promoção da saúde de oito mil alagoanos mensalmente. O serviço garante a entrega domiciliar de medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm dificuldade para comparecer ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), localizado no bairro Farol, em Maceió. Com um trabalho direcionado para as pessoas mais vulneráveis, o programa vem proporcionando conforto e comodidade para pacientes que necessitam de medicamentos.

A coordenadora do Programa, Maria Verleide, ressaltou a importância do serviço para aqueles que têm mobilidade reduzida ou necessidades especiais, destacando que os medicamentos são entregues na comodidade de suas casas. Para fazer parte do ‘Remédio em Casa’, é necessário que o paciente já possua cadastro no Ceaf. Caso isso não ocorra, é preciso comparecer ao local, munido do laudo e receita médicas orientados pelo profissional que realizou o diagnóstico, assim como CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

O serviço atende apenas moradores situados no município de Maceió e, atualmente, conta com residentes de 53 bairros cadastrados. Já foram beneficiados pelo programa mais de 11 mil pessoas, e atualmente oito mil pacientes recebem mensalmente a medicação em suas residências.

Com uma estrutura bem organizada, o ‘Remédio em Casa’ conta com uma farmacêutica responsável pela conferência dos remédios que são separados para cada um dos usuários cadastrados. As caixas, individualizadas e lacradas, são encaminhadas às casas dos assistidos. Além disso, o programa dispõe de motoboys devidamente uniformizados e autorizados pela Sesau para fazer a entrega dos medicamentos.

Idosos que utilizam o programa destacam a importância do serviço, citando a comodidade e o atendimento de qualidade. Receber a medicação em casa proporciona mais conforto e segurança, evitando deslocamentos desnecessários.

É importante destacar que instituições de caridade também podem se beneficiar do Programa Remédio em Casa, recebendo doações de medicamentos de alto valor. O serviço prestado pelo Ceaf tem sido fundamental para a continuidade do trabalho dessas instituições, garantindo que os idosos assistidos estejam com suas medicações em dia e tenham uma melhor qualidade de vida.

O programa mostra-se como um exemplo de como a tecnologia e a logística podem ser aliadas importantes para promover a saúde da população, garantindo que medicamentos cheguem efetivamente àqueles que mais necessitam. Com uma estrutura bem organizada e um atendimento de qualidade, o Programa Remédio em Casa continua transformando vidas e proporcionando bem-estar para milhares de alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo