ALAGOAS – Primeira captação de órgãos para transplante no HGE salva vida de quatro pessoas em Alagoas.

Na última sexta-feira, 12 de abril de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Alagoas, realizou um marco histórico na área da saúde. Foi feita a primeira captação de órgãos para transplantes dentro da unidade, salvando a vida de quatro pessoas que estavam na lista de espera. O doador, um homem de 49 anos, foi diagnosticado com morte encefálica após um acidente de trânsito. Ele doou córneas e rins, que foram essenciais para transplantar pacientes que aguardavam por um órgão.

A Central de Transplante de Alagoas coordenou todo o processo, que envolveu médicos captadores e uma equipe multiprofissional emocionada com a realização da primeira captação. A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, expressou sua gratidão pela família do doador, que consentiu com a doação em um momento de extrema dor. A enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ane Karine, ressaltou a importância desse gesto de amor e carinho da família, que pode inspirar mais pessoas a se conscientizarem sobre a doação de órgãos.

O irmão do doador enfatizou a relevância desse ato, afirmando que a família acredita que os órgãos doados irão beneficiar outras vidas, mantendo viva a memória do seu ente querido. Atualmente, para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito, apenas comunicar o desejo à família, que deve autorizar a doação conforme a lei vigente. A lista de espera por transplantes em Alagoas conta com 553 pessoas, sendo a maioria aguardando por uma córnea.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou o HGE como um hospital dedicado a encontrar potenciais doadores de órgãos e ressaltou a importância desse marco para a saúde pública do estado. Com essa primeira captação de órgãos realizada na própria unidade, Alagoas dá um passo significativo no avanço dos transplantes e na conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo