ALAGOAS – “Polícia Militar conclui curso de agentes de trânsito para a primeira turma da Operação Lei Seca”

Na tarde desta quarta-feira (10), a Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM/AL) realizou a solenidade de encerramento da primeira turma de agentes civis da Operação Lei Seca, que concluiu o curso de agente de trânsito. A cerimônia aconteceu no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado no bairro Cidade Universitária, e contou com a presença de autoridades e familiares dos formandos.

A capacitação teve início em setembro e formou 94 alunos, dos quais 25 eram agentes da Lei Seca. O objetivo da iniciativa foi ampliar os conhecimentos técnicos dos servidores, a fim de proporcionar à sociedade profissionais mais bem preparados para atuar no trabalho diário de garantir a segurança nas vias e rodovias do estado de Alagoas. O curso teve uma carga horária de 200 horas/aula, seguindo as diretrizes da Senatran e as recomendações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para Claudio Costa Filho, diretor-adjunto do Detran, a formação da primeira turma representa o compromisso da gestão com a profissionalização do servidor. “Em 12 anos de Operação Lei Seca em Alagoas, estamos vivendo um momento inédito. Este curso era um desejo antigo dos servidores. Investimos muito, com a aquisição de novos equipamentos e na valorização dos agentes. Todo esse esforço visa fortalecer ainda mais a Lei Seca. Por isso, a expectativa é que formemos mais duas turmas, contemplando todo o efetivo”, explicou.

O coronel Neyvaldo Amorim, subcomandante-geral da Polícia Militar, ressaltou a importância da parceria entre a PM/AL e o Detran, visando beneficiar a sociedade e os servidores das duas instituições. “Vamos melhorar a qualidade da prestação de serviço, pois agora contamos com um grupo devidamente capacitado e habilitado. O curso durou aproximadamente dois meses, sendo pautado na teoria e na prática. Nossa legislação é dinâmica, por isso é essencial manter o profissional atualizado sobre as novidades das resoluções envolvendo o trânsito”, destacou.

Durante o curso, foram abordados temas como noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, prática operacional, operação e fiscalização de trânsito. De acordo com o agente da Lei Seca, Luciano Mateus Santos, a capacitação ofereceu uma atualização específica na área. “A formação como autoridade de trânsito é um momento único e exclusivo. É uma alegria concretizar todo o ciclo do curso de agente de trânsito”, comemorou.

A turma leva o nome do tenente-coronel PM/AL Marcelo Amâncio, que participou da aula inaugural do curso como palestrante e estava designado como um dos instrutores, mas faleceu em 15 de setembro. A família dele foi homenageada durante o evento de encerramento da capacitação.

Com a conclusão da primeira turma, a expectativa é que mais agentes de trânsito sejam formados, fortalecendo a atuação da Operação Lei Seca em Alagoas e garantindo uma maior segurança no trânsito do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo