ALAGOAS – Nutricionista da Sesau alerta sobre os perigos do consumo excessivo de sal para a saúde

Nutricionista da Sesau aponta Importância do Consumo Adequado de Sal para a Saúde

Durante a Semana Mundial de Conscientização sobre o Sal, a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde), Ana Patrícia Tojal, concedeu uma entrevista onde abordou a questão do consumo de sal e seus impactos na saúde. De acordo com a profissional, o sal, quando consumido em quantidades adequadas, pode ser um aliado da saúde, porém, em excesso, torna-se um vilão.

Tojal destacou a importância do sódio, presente no sal de cozinha, para o funcionamento pleno do organismo humano. No entanto, o consumo exagerado de sal pode acarretar em sérios problemas de saúde, como doenças cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de cerca de cinco gramas de sal para um adulto, o que representa menos de dois gramas de sódio.

No entanto, estudos demonstram que a média de consumo de sal na região das Américas é de 8,5 gramas por dia, 1,7 vez superior ao recomendado pela OMS. Esses números preocupam os profissionais de saúde, como a nutricionista Ana Patrícia Tojal, que alertam para os perigos da ingestão excessiva de sódio.

Além disso, a especialista ressaltou a presença de sal “escondido” em alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, sorvetes e refeições prontas, o que contribui para um elevado consumo de sódio pela população. Tojal enfatizou a importância de modificar os hábitos alimentares, reduzindo o consumo de produtos industrializados e evitando adicionar sal em excesso às refeições.

A nutricionista da Sesau também abordou a importância do iodo adicionado ao sal para prevenir deficiências nutricionais, como o bócio, mas ressaltou que o consumo excessivo de iodo também pode acarretar em problemas de saúde. Por isso, a moderação no consumo de sal e a escolha de alimentos naturais são essenciais para manter a saúde em dia.

Em suma, a entrevista com a nutricionista Ana Patrícia Tojal destaca a importância de conscientizar a população sobre os malefícios do consumo excessivo de sal e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis para prevenir doenças relacionadas à má alimentação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo