ALAGOAS – “IMA promove segunda edição do projeto Botânico Mirim, despertando o interesse das crianças pela fauna e flora de Alagoas”

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) iniciou nesta quarta-feira (4) as atividades da 2ª edição do projeto Botânico Mirim, desenvolvido pelo Herbário MAC, com o objetivo de educar as crianças sobre a preservação e os cuidados com a natureza. Durante a ação, diversas atividades lúdicas e educativas foram realizadas pelos técnicos do órgão.

As crianças, que estavam com seus fardamentos de botânicos mirins e os kits de estudo recebidos na abertura da edição, foram recepcionadas no herbário e seguiram para um passeio pela sede do IMA. Durante as visitas, as crianças puderam assistir a vídeos, criar produtos didáticos e participar de dinâmicas de perguntas e respostas sobre as atividades.

Uma das atividades realizadas foi a palestra ministrada por João Vinícius, estagiário de fauna do órgão, que explicou a importância de respeitar os animais e apresentou algumas das espécies encontradas no estado. Segundo João, passar esse conhecimento para as crianças é muito importante, pois além de contribuir com a aprendizagem sobre a fauna e animais silvestres, influencia a comunicação do conhecimento para os pais e amigos.

Gabriel Alves, assessor técnico ambiental do IMA, apresentou para as crianças um quadro geral das ações do setor. Segundo ele, a participação como ouvintes cria nelas uma conscientização, fazendo com que possam compreender a dependência humana de um meio ambiente preservado.

Outro momento de diversão foi quando as crianças conheceram mais sobre o laboratório do IMA. Elas tiveram a oportunidade de comparar a qualidade de amostras de água com balneabilidade positiva e negativa por meio de uma câmera UV.

Durante toda a visita, as crianças demonstraram muito interesse em aprender mais sobre a fauna e a flora de Alagoas, respondendo e fazendo perguntas, e mantendo-se atentas em todos os momentos. Maria Helena, bióloga e consultora ambiental do IMA, destacou o envolvimento das crianças nas atividades propostas e considerou a visita bastante proveitosa.

Maria Helena também ressaltou a gratificante sensação de trabalhar com a aprendizagem das crianças. Para ela, o projeto Botânico Mirim é uma grande oportunidade de desenvolver nessas crianças o senso crítico de conservação do meio ambiente e incentivar boas práticas para a preservação da natureza.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo