ALAGOAS – “Hospital da Mulher atende 46 pacientes oncológicas com Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer”

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já realizou 46 atendimentos de pacientes oncológicas por meio do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer. A iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer, e tem o objetivo de zerar a fila de pessoas que aguardam por assistência através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos começaram há sete dias e já marca um significativo avanço no atendimento a pacientes com câncer. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da iniciativa e a eficiência do fluxo de atendimento no Hospital da Mulher. As pacientes que passaram pela triagem oncológica demonstram que os atendimentos e exames estão sendo realizados de forma ágil e eficaz, além da marcação dos procedimentos cirúrgicos.

A cirurgiã oncológica Myra Leão também destacou a importância da triagem oncológica para entender as necessidades da população e planejar o tratamento mais oportuno para cada paciente. A iniciativa não se limita apenas aos atendimentos médicos, abrangendo também a realização de exames de imagens específicos em diferentes unidades de saúde, reforçando a infraestrutura e oferta de procedimentos cirúrgicos em hospitais da região.

Na Clínica da Família do Benedito Bentes, foram realizadas consultas de triagem com pacientes que possuem diagnósticos confirmados ou suspeitos, enquanto no Hospital da Mulher houve a ampliação dos consultórios oncológicos, incluindo consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também reforçou a estrutura para as consultas, ampliando a capacidade de atendimento às pacientes oncológicas.

Além disso, foram realizados exames de imagens em diferentes unidades de saúde, como biópsias, mamografias, tomografias e ultrassonografias. As cirurgias foram ampliadas e redistribuídas entre hospitais filantrópicos e públicos, garantindo um maior acesso e oferta de procedimentos cirúrgicos para os pacientes com câncer.

Diante dessas ações, fica evidente a importância e eficácia do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer, contribuindo significativamente para o atendimento e tratamento de pacientes oncológicas em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo