ALAGOAS – Governo de Alagoas participa de encontro do Consórcio Nordeste para discutir relatório sobre a seca em Recife

Nesta quarta-feira (13), o governo do estado de Alagoas marcou presença na Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada em Recife (PE). O encontro teve como pauta principal a discussão do relatório sobre a seca na região, um tema de extrema relevância diante da situação crítica enfrentada por diversos municípios.

Quem representou o governador Paulo Dantas no evento foi o secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro. Durante a reunião, o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, apresentou um diagnóstico sobre os impactos da seca nos nove estados nordestinos, além de destacar as ações de enfrentamento à estiagem e a situação dos principais reservatórios de água na região.

Entre as sugestões discutidas estão a solicitação ao Ministério do Desenvolvimento Regional de liberação de crédito para a execução de ações emergenciais nos próximos seis meses, o mapeamento, monitoramento e reforço das ações de bombeamento por carros-pipas, a recuperação e adequação de adutoras, a reativação de mananciais e a recuperação de barragens.

De acordo com o Monitor de Secas apresentado no evento pela Câmara Técnica de Segurança Hídrica, atualmente 27 municípios alagoanos estão em situação de emergência. O secretário Felipe destacou a importância da atuação conjunta entre o governo federal e os estados nordestinos para enfrentar os desafios impostos pela seca.

O encontro também marcou a escolha da nova presidente do Consórcio, com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, sendo eleita por unanimidade. Além disso, foi realizada a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que teve a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Durante essa reunião, foram detalhadas as diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2024, com previsão de R$ 38,7 bilhões para aplicação nos setores produtivos. Também foram analisadas as diretrizes e prioridades para a aplicação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que terá R$ 1 bilhão para o financiamento de empreendimentos produtivos.

Além dos representantes de Alagoas, estiveram presentes no evento os governadores e vice-governadores de outros estados nordestinos, reforçando a importância da união entre as unidades federativas para enfrentar os desafios da região. Essa reunião foi um importante passo para a discussão e implementação de ações emergenciais para lidar com os efeitos devastadores da seca no Nordeste.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo