ALAGOAS – Governo de Alagoas inicia levantamento para atrair investimentos em energia limpa, com destaque para etanol e biomassa da cana.

O governo do estado de Alagoas deu início a um levantamento para identificar fontes de energia limpa no estado. O objetivo é atrair investimentos em tecnologias renováveis que possam impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Nesta segunda-feira (19), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria da Fazenda, onde autoridades estaduais se encontraram com representantes da empresa Essenz Soluções, que será responsável por realizar uma consultoria sobre a implementação de iniciativas capazes de atrair investimentos em tecnologias renováveis para Alagoas.

A consultoria, coordenada pelas secretárias Renata dos Santos (Fazenda) e Alice Beltrão (Ciência e Tecnologia), teve a presença do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, de forma remota. O objetivo é identificar todo o potencial ligado à energia renovável em Alagoas e, com base nesse estudo, ir ao mercado e atrair novos investidores para a região.

De acordo com o consultor da Essenz Soluções, Guilherme Dantas, Alagoas já tem potencial para produção de energia renovável, especialmente a partir da biomassa e do etanol, devido à cultura da cana-de-açúcar. No entanto, há ainda a possibilidade de ampliar a oferta com a energia eólica, solar e o chamado hidrogênio verde. A consultoria irá ouvir vários setores da economia alagoana e do meio acadêmico para produzir um relatório apontando os melhores caminhos para o estado. Empresas e entidades, como Origin, Equatorial, Algás, Sindicato da Indústria do Açúcar, Federação das Indústrias de Alagoas e Ufal, serão visitadas no processo.

O governador destacou a importância do diagnóstico sobre a oferta de energia renovável, afirmando que atrair investimentos nesse setor é fundamental para gerar emprego, renda e oportunidades para o estado.

A consultoria é fundamental para Alagoas, pois, de acordo com o secretário Vitor Pereira, é essencial aproveitar o potencial da região de Delmiro Gouveia, próxima à Chesf, para a produção de energia limpa, transformar a estrutura do estado para receber investimentos do setor e promover mudanças na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Após a conclusão do relatório, previsto para a segunda quinzena de abril, o governo alagoano promoverá um “show room” com empresas nacionais e estrangeiras com potencial de investimento nas áreas definidas. A intenção é identificar e viabilizar fontes de energia mais natural e renovável, como eólica, solar e hidrogênio verde. Durante a reunião, a secretária Alice Beltrão informou que a Casa dos Ventos e a EDP estão negociando a instalação de parques eólicos em Mata Grande e Delmiro Gouveia, respectivamente.

O levantamento realizado pelo governo de Alagoas visa explorar e fortalecer as fontes de energia limpa no estado, buscando atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento por meio da inovação tecnológica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo