Alagoas fecha 2016 com taxa de desocupação elevada, aponta IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que índice do 3º trimestre se manteve. Números absolutos caíram de 191 mil para 187 mil no último trimestre.

Alagoas fechou o ano de 2016 com a taxa de desocupação das pessoas de 14 anos ou mais em 14,8%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice é medido pelo percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho na semana de referência.

A taxa para o estado é a mesma do trimestre anterior, a maior já registrada em Alagoas desde que a pesquisa começou a ser feita, no início de 2012.

O número absoluto, entretanto, foi um pouco menor, caiu de 191 mil (de julho a setembro) para 187 mil (de outubro a dezembro), uma variação de -2,1% em relação ao trimestre anterior.

Subutilização da força de trabalho
A pesquisa também aponta a taxa composta da subutilização da força de trabalho (subocupação mais desocupação). O índice chegou a 34,4% no último trimestre do ano, uma elevação de 2,7% em relação ao trimestre anterior.

Entre as regiões do país, a Nordeste registrou a maior taxa, de 33% no 4º trimestre, enquanto a menor partiu do Sul do país (13,4%).

g1

23/02/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo