ALAGOAS – “Enfermeira da Sesau, sobrevivente do câncer de mama, alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença”

Neste domingo (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, a enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Klébia Melo, que travou uma luta contra a doença e venceu um tumor na mama, ressalta a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Integrante da equipe do Plano Emergencial da Oncologia, Klébia relata que há dois anos foi diagnosticada com câncer de mama e, atualmente, está curada.

“Quero dizer a todos os pacientes que receberam o diagnóstico que tenham esperança, pois tudo dará certo. Saliento a importância de exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer. Quanto mais cedo descobrir, maior as chances de cura pelo tratamento adequado”, ressalta.

A enfermeira da Sesau enfatiza que, atualmente, integra a equipe do Plano Emergencial de Oncologia do Governo de Alagoas, e, por meio dele, ajuda outras pessoas acometidas pelo câncer. “Toda equipe tem muita humanização e cuidado com os pacientes, pois sabemos da importância do tratamento para que eles também tenham a cura, assim como eu tive”, disse Klébia Melo.

No último dia 24 de janeiro, o Grupo Diretor do Plano Emergencial de Oncologia se reuniu para discutir o panorama e avanços da assistência oncológica em Alagoas. Pelos dados da Sesau, 351 pacientes foram atendidos de outubro de 2023 a janeiro de 2024, com 29 cirurgias realizadas e 312 exames realizados.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), câncer, ou tumor maligno, é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distant,es da origem do tumor (metástases).

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o Plano Emergencial de Oncologia representa o maior conjunto de ações já feito na história de Alagoas para pacientes com câncer, oferecendo triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado.

Para ser incluído no Plano Emergencial de Oncologia e ter acesso aos serviços, às pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, a lista de espera do Plano Emergencial é atualizada diariamente pelos municípios. “Estamos tendo sucesso com o plano, principalmente no que tange a rapidez entre a consulta e a cirurgia. A Lei preconiza até 60 dias, mas estamos conseguindo em menos de 30 dias. A lista atualiza diariamente. Todos os dias, os municípios registram em média de 10 a 12 pacientes. A maioria desses pacientes são oriundos dos municípios de Maceió, União dos Palmares e Rio Largo”, informa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo