ALAGOAS – “Empresas de gás natural de todo o país se reúnem em Alagoas para discutir o futuro do setor e projeto de distribuição”

Representantes das empresas de gás natural de todo o país estão em Maceió para participar da 106ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Natural (Abegás). O evento está sendo realizado no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, e acontecerá até esta sexta-feira (29). A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas.

Durante a assembleia, diversas questões relevantes foram discutidas pelas empresas. Uma delas é a interiorização do gás natural, que é considerada uma forma de expandir o mercado. Além disso, também foi abordado o projeto dos Corredores Sustentáveis, que visa a substituição do diesel por GNV nas novas concessões de rodovias no país. Outro tema de destaque foi o Programa Gás para Empregar, que tem como objetivo aumentar a oferta de gás natural e estimular a criação de infraestrutura de escoamento e transporte, bem como a utilização do gás como matéria-prima para indústria de fertilizantes, química e geração de energia.

Luiz Gavazza, presidente do Conselho de Administração da Abegás, ressaltou a importância do gás natural como energia da transição e para o desenvolvimento do país. Ele destacou o papel crucial do setor de gás natural para a retomada do crescimento econômico e agradeceu o Governo do Estado de Alagoas pela acolhida.

Vitor Pereira, durante a abertura do evento, enfatizou a importância do setor de gás natural para o crescimento do estado. Ele ressaltou que Alagoas passa por um processo de estruturação contínua desde 2015, com investimentos em infraestrutura, duplicação de rodovias, construção de hospitais e concessões na área de saneamento e fornecimento de água. O secretário também aproveitou a assembleia para solicitar sugestões da Abegás a respeito do projeto de lei enviado pelo Executivo para a Assembleia Legislativa, que propõe alterações nas regras de distribuição de gás em Alagoas. A proposta permitirá a participação da iniciativa privada na distribuição, que atualmente é feita exclusivamente pela Algás.

José Ediberto de Omena, presidente da Algás, informou que a empresa investiu cerca de R$50 milhões nos gasodutos este ano e que pretende expandir os serviços para o litoral norte até São Miguel dos Milagres e para o sul até Barra de São Miguel. A Algás, que é uma concessionária alagoana, fornece gás para residências, indústrias, hospitais, lojas, supermercados e postos de combustíveis. Entre seus clientes estão o aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, o sistema prisional de Alagoas e empresas instaladas no Polo de Marechal Deodoro.

A assembleia proporcionou um espaço importante para discussões e sugestões visando o fortalecimento do setor de gás natural no país. A participação das empresas de todo o país reforça a relevância e o potencial desse segmento para a economia nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo