ALAGOAS – Alunos da rede estadual de Alagoas são selecionados para participar do projeto da Ufal/Ifal de excelência em Matemática e Computação.

Estudantes da rede estadual de Alagoas foram selecionados para participar de um projeto inovador na área de Matemática e Computação. O projeto, intitulado “Novo Ensino Suplementar (NES)”, é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que tem como objetivo proporcionar uma formação avançada e diferenciada para os alunos do ensino médio.

Neste ano, dezenove estudantes de escolas estaduais foram escolhidos para integrar a turma de 2024 do NES. Esses jovens promissores terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Matemática e Computação, através de um currículo que aborda temas como Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Além disso, o projeto inclui atividades presenciais e online, palestras com pesquisadores renomados, curso de Inglês, prática de esportes e interação com empresas.

Segundo Krerley Oliveira, professor coordenador do projeto, a expectativa para este ano é muito grande. Durante a aula inaugural, realizada no Campus AC Simões da Ufal, ele destacou a importância da iniciativa e falou sobre as conquistas do ano anterior. Nathally Marques, representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também enfatizou a relevância do programa para o crescimento educacional e pessoal dos participantes.

Entre os selecionados, destacam-se alunos de diversas escolas estaduais, como Manoel de Matos, Fernandes Lima, Alfredo Gaspar de Mendonça, Pedro Joaquim de Jesus, Ana Lins, Francisca Rosa da Costa e Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste. Cada aluno terá a oportunidade de cursar módulos específicos ao longo de três anos, recebendo ao final de cada ano um certificado de conclusão.

Para os estudantes, a participação no NES representa uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado. João Pedro Pacheco, aluno do segundo ano do projeto, relata que o programa mudou sua perspectiva em relação ao futuro, abrindo portas para novas possibilidades acadêmicas e profissionais. Alunas como Kawany Moreira, Claudia Manuelly Soares Santos, Allyce Ferreira, Jenyffer Mickaele e Mariana Lins também expressaram entusiasmo com a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e contribuir para a sociedade através da Ciência e da Tecnologia.

O projeto conta com o apoio de diversos parceiros e financiadores, como a empresa Stoneco, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sigma Camp. Essas parcerias são fundamentais para viabilizar as atividades e garantir uma formação de excelência para os jovens talentos da Matemática e da Computação em Alagoas. A expectativa é que o projeto continue a crescer e a impactar positivamente a educação no estado, formando uma nova geração de profissionais dedicados e qualificados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo