ALAGOAS – “Alagoas e Sergipe discutem criação de comitê para proteger o Baixo São Francisco e garantir monitoramento do Velho Chico”

No último dia 19 de outubro, os estados de Alagoas e Sergipe se reuniram para discutir a criação de um comitê com o objetivo de proteger o Baixo São Francisco. O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, e da secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Deborah Cristina.

A criação desse comitê tem como foco principal o monitoramento da qualidade e quantidade das águas do Baixo São Francisco. O encontro foi organizado pela Câmara Consultiva Regional (CCR), em conjunto com o presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira.

Segundo Gino César, a parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e os comitês tem sido fundamental para fortalecer as ações de preservação ambiental. Além disso, ele destacou a importância de seguir o exemplo do Consórcio Nordeste, que tem dado destaque ao meio ambiente como uma das principais pautas.

A coordenação da rede de monitoramento ficará a cargo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo São Francisco, envolvendo órgãos ambientais, entidades científicas, laboratórios, universidades e municípios da região. A intenção é garantir uma maior eficiência e transparência na gestão dos recursos hídricos.

Durante a reunião, o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Carlos Garcia, apresentou detalhes de como a rede de monitoramento irá funcionar. Entre os principais objetivos da rede estão a eliminação de lacunas no monitoramento da qualidade e quantidade da água, tornar as informações comparáveis em âmbito regional, aumentar a confiabilidade dos dados e disponibilizar informações para a sociedade.

Essa iniciativa visa fortalecer a proteção e a gestão sustentável dos recursos hídricos do Baixo São Francisco, considerado um dos rios mais importantes do Brasil. A união dos esforços entre Alagoas e Sergipe nessa missão é fundamental para garantir a preservação desse importante recurso natural e o bem-estar das comunidades que dependem dele.

A criação desse comitê é mais um passo importante no caminho da sustentabilidade e do desenvolvimento local, buscando conciliar a preservação do meio ambiente com as necessidades da sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo