A ONDA É ESSA, ALAGOAS É LESSA

Ronaldo assumiu um lugar de protagonista das forças de esquerda, canalizando aspirações de mudança e transformação da realidade social e política do Estado desde os anos 80. Ronaldo Lessa iniciou sua carreira política em 1982, quando foi Deputado Estadual pelo PMDB. Em 1988, foi Vereador pelo PSB em Maceió. Em 1992, elegeu-se Prefeito da Cidade de Maceió, numa coligação que uniu PSB/PT. Como Governador, teve seu primeiro mandato em 1998/2002, e depois exerceu a sua segunda gestão no Governo do Estado. (Ruth Vasconcelos, 2003-Ufal). A trajetória política de Ronaldo Lessa coincide com o desencadeamento do processo de liberalização do Regime Autoritário e a construção do movimento de redemocratização do Brasil. Sempre sintonizado com as forças de esquerda, ele ocupou um lugar de destaque na política alagoana, sendo uma liderança nacional do PSB, e hoje liderança do PDT.

Dentre as várias possibilidades de recorte desta nossa exposição, optamos por apresentar alguns fatores que têm dificultado a atuação orgânica dos partidos de esquerda no Estado, no sentido da constituição de uma política de alianças que possa expressar um projeto político, de médio e longo prazo, para Alagoas. Além disso, tentaremos uma reflexão sobre como Ronaldo Lessa tem construído sua base de sustentação parlamentar num estado em que sobrevive uma cultura política autoritária, personalista e egocêntrica. Concluiremos, talvez, que nestas condições, a política de alianças não expressa compromissos interpartidários, mas acordos interpessoais que fragilizam a própria vivência democrática no estado de Alagoas. A lógica das relações interpartidárias revela-se extremamente inconsistente, na medida em que as alianças não são definidas em torno de projetos coletivos, em função de uma agenda política comum às esquerdas, mas em torno de conveniências e desejos pessoais.

Hoje na liderança do PDT e Dep. Federal por Alagoas Ronaldo Lessa, representando o Estado na Câmara Federal como um dos mais experientes dos quadros da política alagoana, O deputado federal por Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), lançou, em primeira mão no Memorial à República, em Jaraguá, o livro “Mandato Digno”, uma coletânea de artigos escritos pelo parlamentar publicados na imprensa alagoana. Os textos retratam o Estado, o Brasil e o mundo em 2015, primeiro ano do mandato dele na Câmara Federal. O livro fala do mundo, das questões brasileiras, do meu mandato, da bancada e das coisas de Alagoas. Isso é um mote para que a gente possa rever os amigos e não deixa de ser um ato político também”, afirmou Lessa. No evento contou ainda com as presenças de jornalistas, escritores e da classe política alagoana.

O Dep. Federal Ronaldo Lessa, também é o idealizador da frente parlamentar de engenharia e infraestrutura da câmara Federal em Brasília. A ideia de Lessa, que é o presidente da Frente, é aproximar a sociedade de profissionais da Engenharia com o intuito de diminuir gastos em obras paradas e encontrar soluções técnicas que auxiliem o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil. No atual cenário político Alagoano Lessa vem desenvolvendo a sua participação no Executivo Estadual: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que é comandada, por Rafael Brito, como também na Agência Reguladora de Serviços de alagoas (Arsal), pelo diretor-presidente Lailson Gomes. Candidato à reeleição, Lessa também coordenará a campanha do governador Renan Filho. Tenham a certeza, no entanto, que faremos os esforços no sentido de trazer elementos que possam contribuir para refletirmos sobre o atual momento político no Estado de Alagoas, disse finalizando Lessa.

Matéria: Jornalista Kennedy Luiz

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo