A importância do psicólogo e a epidemiologia do suicídio no Brasil são discutidos em reunião da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió.

Nesta quinta-feira (28), uma reunião entre membros da Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió, do Conselho Regional de Psicologia e psicólogos atuantes nos dispositivos de Saúde da cidade, debateu a epidemiologia do suicídio no Brasil, o atendimento multidisciplinar e o fluxo da Atenção Psicossocial. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Saúde, localizada no Centro de Maceió.

Um dos principais temas abordados na reunião foi o panorama epidemiológico atual do suicídio no Brasil e o papel crucial desempenhado pelo psicólogo nesse contexto. Os índices de suicídio têm aumentado constantemente e a atuação dos profissionais da psicologia torna-se extremamente determinante para a mudança dessa realidade. Dessa forma, a discussão focou em formas eficazes de atuação e ressaltou a importância do trabalho multidisciplinar para melhorar os resultados com os indivíduos que sofrem de transtornos mentais.

Além disso, o encontro proporcionou a apresentação dos dispositivos disponíveis em Maceió para o atendimento da população no âmbito da Atenção Psicossocial. A coordenadora técnica de Atenção Psicossocial, Roseane Farias, explanou para os presentes as diferenças entre cada serviço disponível no município, destacando a importância do correto encaminhamento dos casos para garantir a melhor assistência possível. Segundo Farias, quando uma pessoa busca cuidados para seu sofrimento mental, é necessário que haja um direcionamento adequado e ágil, pois o sofrimento não espera.

A reunião contou com a participação de 30 psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió, que puderam esclarecer dúvidas e discutir os principais desafios enfrentados durante o atendimento nos equipamentos de saúde. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia da Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, que realiza encontros mensais com os psicólogos da cidade para alinhar ações e promover atividades de educação continuada.

A próxima reunião, agendada para o dia 20 de outubro, terá como tema central a discussão sobre a Resolução 17, publicada em 2022 pelo Conselho Federal de Psicologia, que estabelece parâmetros para práticas psicológicas em diferentes contextos de atenção à saúde.

O fortalecimento da Atenção Psicossocial é fundamental para enfrentar os desafios relacionados ao suicídio e aos transtornos mentais. Ações articuladas entre profissionais, gestores e órgãos reguladores são essenciais para garantir um atendimento qualificado e eficaz aos usuários. A troca de experiências e o alinhamento de estratégias são passos importantes nessa direção.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo